Frutas: comer ou beber?

Oláaaa,

Semana retrasada eu fui a endócrino ( depois de uma peregrinação, achei uma profissional bem atenciosa), e uma das coisas que ela me disse que me chamou atenção, foi:
"Não beba nada além de água (rsrs) quanto aos sucos, prefira comer a fruta, porque os sucos são bem calóricos"... A gente até sabe disso, mas no cotidiano acabamos não levando isso em conta, por achar que o suco é mais saudável que o refri acabamos por inseri-lo excessivamente em nossa dieta.
É claro que eu não vou abolir o suco totalmente da dieta, mas sempre que possível vou optar pela fruta mesmo, pesquisei as calorias dos sucos e das frutas só para ter uma ideia, segue o comparativo:

 Fruta 
 Suco* 
Abacaxi
50
103
Acerola
3
62
Goiaba
57
103
Laranja
43
182
Mamão
36
91
Maracujá
28
70
Melancia
24
82
Melão
19
82
Morango
43
96

* 250ml

Vemos que realmente no quesito caloria o suco é bem mais calórico e talvez não traga tanta saciedade quanto a fruta (o suco pode ocupar um volume maior no estomago, mas não tem o trabalho da mastigação). Mas cabe a cada um fazer a melhor escolha para si, levando em conta a necessidade e o desejo do momento. Pois, num dia quente nada melhor que um suco não é mesmo!? Nada de radicalismo, mas sim equilibro!!!! Vamos que vamos \o/


Fonte:
http://www.dicasdenutricao.com/2010/08/calorias-dos-sucos-de-frutas.html
http://www.dietaesaude.org/tabela-calorias-frutas.php

Um comentário: